quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BERINGÉLICA

 Quem falou que beringela nunca pode ser gostosa?

Há pessoas que tendem a ter um certo preconceito quanto algumas comidas, e normalmente seus alvos são os legumes e vegetais. A beringela, coitada, acaba por ser uma das detestadas. Não sei se é por conta de sua cor roxa escuro, ou seu sabor amarguinho, ou sua consistência... 
Eu particularmente gosto de beringela, podemos dizer que não sou aquela fã numero um, mas também não torço o nariz ao vê-la, e adoro a lasanha de beringela!!! (ok, esta é fácil, quem não gosta de algo com muito queijo derretido e um delicioso molho vermelho?)
Bom mas a receita em questão é outra, é um delicioso modo de preparar beringela que minha cunhada Angélica me ensinou.

O único problema é que isso já faz algum tempo, e eu não anotei a receita, e a fiz da maneira que eu lembrava, mas depois do almoço, conversando com meu esposo que também comeu estas beringelas lembramos que ela havia feito de outra maneira, então a primeira receita é da maneira que eu fiz, e a segunda do modo que ela fez, ambos são óptimos, e você pode escolher qual prefere!

- 1 beringela média 
- 1 limão
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- sal q.b.
- pimenta preta moída q.b.
- óleo vegetal para fritar
(A quantidade de beringela pode ser maior, mas lembre-se que para isso terá que aumentar um pouco os outros ingredientes)

Descasque a beringela e corte-a em cubinhos de aproximadamente 2 cm3. Coloque-as em um pote de plástico que possua tampa, acrescente o sumo do limão, o azeite, o sal e a pimenta preta, tampe o pote e chacoalhe bem para que tempere todas as beringelas. Deixe-as descansar por alguns minutos para que peguem o sabor do tempero. Depois acrescente a farinha, tampe o pote, e chacoalhe muito bem novamente. Após este processo as beringelas estarão todas cobertas com farinha, e devido à humidade do limão e do azeite terão uma massinha envolvendo cada uma. Agora é só fritar. Não é necessário fritar por imersão, pode-se colocar em uma frigideira óleo suficiente para cobrir metade dos cubinhos, e depois vira-los, mas se você possui uma fritadeira, acredito que não tenha o menor problema em frita-las por imersão.

Receita original:

- 1 beringela média
- 3 colheres de sopa de farinha
- 1 limão
- sal q.b.


Descasque a beringela e corte-a em cubinhos. Coloque-as em um pote com tampa, acrescente a farinha de trigo, e chacoalhe bem para que as beringelas fiquem todas cobertas por farinha. Frite-as e sirva com sal e limão.







Sem comentários:

Enviar um comentário