quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Se for a Portugal não deixe de conferir:

 Pasteis de Belém

Ninguém deve, por hipótese alguma,  passar por Portugal e deixar de experimentar os tradicionais Pastéis de Belém.
O Pastel de Belém é fruto da pastelaria conventual e é tido como o original. Como variação deste existe os Pastéis de Nata, encontrados em praticamente todas as pastelarias do país. Ambos são compostos por uma base de massa folhada e um delicioso recheio cremoso, porém, enquanto o recheio dos Pastéis de Natas é composto por Natas, o recheio dos Pastéis de Belém é composto por gemas de ovos, o que garante um sabor único.Sua receita é guardada em absoluto segredo, apenas o mestre pasteleiro possui acesso. 
Um pouco de história:
Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda numa loja precisamente uns pastéis de nata. Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de Lisboa e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém.

Na sequência da revolução liberal de 1820, em 1834 o mosteiro fechou. O pasteleiro do convento decidiu vender a receita ao empresário português vindo do Brasil Domingos Rafael Alves, continuando até hoje na posse dos seus descendentes.

No início os pastéis foram postos à venda numa refinaria de açúcar situada próximo do Mosteiro dos Jerónimos. Em 1837 foram inauguradas as instalações num anexo, então transformado em pastelaria, a "A antiga confeitaria de Belém". Desde então, aqui se vem trabalhando ininterruptamente, confeccionando cerca de 15.000 pastéis por dia. A receita, transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na Oficina do Segredo, mantém-se igual até aos dias de hoje. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados.


O sabor dos Pastéis de Belém é extremamente delicado. É um doce suave, de textura acetinada,  nem um pouco enjoativo, e a massa folhada é sensacional! Extremamente fina e crocante. Combinam perfeitamente com o açúcar e a canela que encontram-se a disposição nas mesas.

Normalmente a Pastelaria de Belém encontra-se lotada de pessoas, mas vale a pena ter paciência e esperar alguns minutos na fila, e mais alguns minutos até ser atendido,  para poder saborear estas delícias. E aproveitando que já esta lá, não deixe de provar os Pastéis de Bacalhau, que apesar de não ser tão famosos, também são incríveis e deliciosos. Só não se assuste se estiverem frios! Aqui em Portugal não se há o habito de come-los quentinhos.    

Caso esteja um pouco longe... mas queira conhecer um pouco da Pastelaria de Belém, entre em seu site, que é muito interessante, extremamente bem feito, e é possivel ver um pouco do interior da Pastelaria como também da confecção dos Pastéis. E peço que enquanto navegas preste atenção ao canto inferior esquerdo da tela.

1 comentário:

  1. Ai!Ai!Que saudades !!!Que vontade dos pastéis de bacalhau e de sobremesa os pastéis de Belém.
    Coma uns por mim,tá?
    Bjs

    ResponderEliminar