terça-feira, 5 de julho de 2011

Manteiga caseira de Za'atar




Como dizia logo acima, tive inúmeros problemas ao bater as natas. A primeira caixinha que usei não resultou em nada, desandou completamente, não virou chantilly nem por decreto!!! Por isso que digo e repito: não compre as natas para bater do Continente! Porque, simplesmente, elas não funcionam...


No dia seguinte comprei 200ml de natas frescas, que sabia que iriam resultar, mas na inexperiência misturei com 200ml das natas do continente, desta vez congelada... e comecei a bater.... e bati..... bati.... passei uns 20 min batendo, talvez mais, elas ficaram em ponto de chantilly mole, mas daí não passaram para os picos firmes como deveria de ser, depois disso e de mais algum tempo batendo comecei a observar que foram se formando alguns grumos, a cor foi ficando mais amarelada e derrepente... eu tinha MANTEIGA!  ¬¬ 
Aquilo já estava espirrando por todo o lado (mais tarde eu descobri que a "água" que se separa é o Buttermilk) e eu com aquela cara... Para não desperdiçar comida resolvi transformar os grumos em uma manteiga de za'atar! Portanto acrescentei azeite (não que já não fosse gordo o suficiente...) sal e continuei batendo, mais tarde eu vi que aquela "água" não  voltaria a incorporar com a mistura, e a desprezei, coando toda a mistura, por fim acrescentei  +/- 3 colheres de sopa de za'atar e bati por mais um tempo. E no final consegui uma deliciosa manteiga, super saborosa e que nos acompanhou no jantar!


Tive muitos imprevistos: sim tive! Fiquei muito brava: é verdade! Mas no final fiquei contente em ter feito, mesmo que de uma maneira quase que instintiva, manteiga caseira :D
E agora que eu já aprendi como é que se faz... da próxima vez, assim que o buttermilk se separar eu já o separo de todo resto, isso irá facilitar e muito na limpeza da cozinha.... rsrsrs



Sabor:
Dificuldade:
Praticidade:

Sem comentários:

Enviar um comentário