terça-feira, 5 de julho de 2011

Pavlova de Frutos do Bosque e alguns acidentes de percurso...




A ideia veio no sábado, em uma ida ao supermercado quando encontrei cerejas e framboesas a um preço muito amigável, logo pensei: cerejas + framboesas = pavlova!
Em seguida já reorganizei a compra, busquei mais meia dúzia de ovos, natas para bater, e um delicioso chocolate com pedacinhos de framboesas cristalizadas... Tudo pronto para fazer uma deliciosa pavlova...


No domingo comecei a prepará-la para comermos de sobremesa, a receita da base veio daqui,com algumas modificações, e a inspiração, não podia vir de outro lugar: Nigela!


Assim já estava tudo idealizado: Uma pavlova de chocolate e aromas de framboesa, coberta de natas e salpicada com framboesas e cerejas, tudo coberto por uma camada de chocolate amargo com cristais de framboesa... aprovado?! Para mim está! (e para as demais pessoas que comeram)


- 6 claras (grandes)
- 200g de açúcar
- 90g de achocolatado de boa qualidade
- 10g de cacau em pó
- 15 ml de vinagre de framboesa (isso faz toda a diferença!!!)


- 400 ml de natas para bater (de boa qualidade, podem ser frescas ou não, mas nunca, jamais, compre a da marca do Continente!!!)
-150 g de cerejas 
-125g de framboesas
-50g de chocolate com cristais de framboesa (se não encontrar pode ser um chocolate amargo mesmo ;) )


Pré-aqueça o forno a 150ºC. Bata as claras em castelo firme, segundo o Jaime Oliver o ponto é quando você vira a tigela sobre sua cabeça e nada acontece o.Õ bem... esta parte eu resolvi pular por razões óbvias... Quando os picos já estiverem firme comece a acrescentar o açúcar e continue batendo, quando já tiver misturado todo o açúcar, deslique um pouco a batedeira, acrescente o achocolatado e o cacau em pó e antes de voltas a ligar a batedeira misture um pouco o pó com o merengue, a não ser que você queira uma nuvem de chocolate invadindo a sua cozinha... Volte a bater até o merengue estar com uma deliciosa cor castanho claro (aquele tom pastel que dá vontade de comer!)  e por fim acrescente o vinagre de framboesa e misture até que ele seja inteiramente incorporado. 


Forre um tabuleiro com papel manteiga (só quando fui fazer isso é que vi que o meu havia acabado, portanto usei papel alumínio untado com um pouco de manteiga, mas recomendo que confira antes de começar a fazer a receita e use o papel manteiga!) e distribua o merengue de forma a formar um circulo com aproximadamente 20cm de diâmetro, alise com as costas de uma colher e asse em forno baixo, no livro falava para assar por 40min, e foi o que fiz, mas para o meu forno o melhor seria ter assado por 30min. Não que tenha queimado a pavlova ou algo assim, isto não aconteceu, entretanto a casquinha ficou demasiadamente rija e quando esfriou a superfície craquelou inteirinha, algo que acredito que não teria acontecido se tivesse assado por um tempo um pouco menor... mas isso será algo que irá variar de acordo com o seu forno, o melhor é ficar atento!


Quando a pavlova já estiver arrefecido é hora de bater as natas até virarem chantilly, e foi aí que os acidentes começaram a acontecer... mas você pode conferir isso no post abaixo ;)


Quando já tiver o chantilly distribua-o sobre o disco, acrescente as frutinhas (as cerejas resolvi deixa-las inteiras, porque cortadas soltam muito líquido o que não seria nada bonito...) e por fim ralar o chocolate por cima!!!


Um dia se passou sem a minha pavlova... até que consegui termina-la na segunda-feira anoite, e a sobremesa do domingo virou a sobremesa do jantar da segunda... mas enfim... o que interessa é o resultado! Que foi 
M A R A V I L H O S O


Consegui uma base esponjosa com sabor de chocolate e framboesa, que derretia na boca, coberta por chantilly fresco e deliciosas cerejas e framboesas, extremamente docinhas e aromáticas, e cobertas por uma farta camada de chocolate!!! DIVINO!!!

1 comentário:

  1. Como pertencente ao grupo dos que experimentaram essa maravilhosa receita, eu recomendo! Façam e apreciem, não vão se arrepender!Bom demais!

    ResponderEliminar